terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS


Entre os muitos fatores que fazem avançar a globalização, destaca-se o papel especialmente importante das empresas transnacionais – empresas que produzem bens ou serviços comerciais em mais do que um país. Algumas dessas empresas são bem conhecidas, em todo mundo: Coca-Cola, General Motors, Colgate-Palmolive, Kodak, Mitsubishi e muitas outras… Mesmo quando estão claramente implementadas num único país, as transnacionais têm como objetivo conquistar mercados e lucros mundiais.
As transnacionais expandiram-se de forma dramática com o estabelecimento de três poderosos mercados regionais: Europa (o Mercado Único Europeu), Ásia-Pacífico (a Declaração de Osaka assegurou um comércio livre e aberto a partir de 2010) e América do Norte (o Acordo de Comércio Livre na América do Norte). No início da década de 90, países de outras regiões do mundo começaram também a liberalizar as restrições ao investimento estrangeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário